top of page

Aprenda a empreender


Morando na Itália há tanto tempo e frequentando grupos de Facebook de brasileiros nas cidades, notei o grande número de pessoas que produzem os nossos deliciosos salgadinhos e doces brasileiros que somente nós somos capazes de fazer. Quem aqui não gostaria de poder comprar, quando tivesse vontade, aquele pastelzinho fresquinho ou aquela empadinha de camarão super recheada, hum, delícia! E que tal encomendar aquela festinha de aniversario com todos os seus quitutes e para completar, com aquele bolo de tres andares?


Infelizmente, trabalhando em um mercado onde os clientes são somente os nossos conterrâneos, sabemos que as leis aqui são muito rígidas e que não é possível a venda de alimentos como fazemos no Brasil. Lá, basta uma janela que dá para a estrada e o comércio está aberto! Porém, aqui você não pode fazer o mesmo. Aquela pessoa prendada que arrasa na culinária, doce ou salgada, não vai poder sair daquele mundinho de venda limitada, que só basta para cobrir os custos e fazer a despesa do dia.



Mas gente, eu tenho uma boa notícia para você que quer criar sua empresa em casa, produzindo seu produto com todas as garantias de higiene sanitária necessárias para vender um produto garantido e com a cobertura do estado que te tutela. Chama-se Cozinha Alimentar Doméstica. Existe uma lei de 2004 criada pela União Europeia que permite a produção de alimentos na sua cozinha de casa. Com algumas pequenas reformas, você poderá realizar aquela festa de aniversário com bolo e salgadinhos, além de poder oferecer para bares e restaurantes, sem mais ter que viver com medo de que alguém possa denunciar você porque está fazendo melhor do que ele. Pense que para a abertura de uma atividade comercial 50 mil euros não é suficiente. Com a Cozinha Alimentar Doméstica, no máximo você vai gastar 5 mil euros e vai poder trabalhar dentro da sua casa, no seu horário e no seu ritmo. Se quiser saber mais, entre em contato com a associação AIBTURIM.



Antes de mais nada você pode começar a conhecer o regulamento que fala sobre criar sua empresa em casa propria.

Lembrando que cada situação precisa ser avaliada attentamente por un consultor profissional. https://eurlex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CONSLEG:2002R0178:20060428:IT:PDF

 
 
 

Comments


bottom of page